Neurocirurgia

Uma especialidade médica que trata dos distúrbios estruturais do sistema nervoso. Especificamente, ela lida com o diagnóstico e tratamento de todas as categorias de doenças que envolvem os sistemas nervoso central, periférico e autônomo, incluindo os seus revestimentos, vasos sanguíneos, e todos os tecidos efetores, como os músculos.

O alicerce de raciocínio em Neurologia Clínica é formado através de sinais e sintomas apresentados pelo paciente, os quais externam-se como manifestações clínicas, porém devido a complexidade do Sistema Nervoso, estes sinais podem ser muito variados ocorrendo de forma associada ou isolada, cabendo ao médico Neurologista a sua interpretação.

Existe uma infinidade de doenças relacionadas com o sistema nervoso, as quais poderão ser genéticas, congênitas, adquiridas causando alterações psíquicas e/ou motoras, de sensibilidade, de comportamento, de linguagem, de memória, paralisia, alterações de função dos nervos do crânio, enfim, e podem ocorrer em diversas fases da vida , desde a fetal até a velhice. Desta forma o neurologista poderá atuar em diversas áreas dependendo da residência pela qual optar ou ainda poderá inclinar-se para a vida acadêmica ou envolver-se com pesquisas, onde se deparará com um universo rico e muitíssimo interessante.

neurologia-neurocirurgiao-de-brasilia-renato-campos