A radiocirurgia é um procedimento médico realizado há mais de 50 anos. Constitui-se em aplicação radioterápica, em altas doses, numa única sessão, circunscrita a lesão. Quando esta aplicação não é em dose única chamamos de radioterapia estereotáxica fracionada. Atualmente este é o procedimento de escolha para alguns casos de tumores cerebrais, malformações artério-venosas cerebrais e metástases cerebrais, devido ao melhor controle local da lesão e menor risco de déficit cognitivo advindo da radiação cerebral. O tratamento dá-se pela entrada de vários campos de baixa radiação, que se encontram em único ponto, o qual é definido pelos exames de imagem realizados para o planejamento. Trata-se de um procedimento médico interdisciplinar e para tal necessita da interação de profissionais como o radioterapeuta, físico médico e radiocirurgião.

A radiocirurgia estereotáxica foi desenvolvida como ramo da neurocirurgia funcional, porém hoje se constitui uma área multidisciplinar. As especialidades co-irmãs são a neurocirurgia e a radioterapia, porém outras especialidades como oncologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço, radiologia e neuroradiologia intervencionista são parte fundamental na constituição de um serviço de radiocirurgia de excelência. As lesões atualmente tratadas são várias sendo porém as mais freqüentes: metástases cerebrais, astrocitomas, glioblastomas, tumores de hipófise, craniofaringiomas, tumores raquianos, meningiomas, neurinomas do acústico, má formações vasculares cerebrais, hemangioblastomas, cavernomas entre outras. E já existe a possibilidade de radiocirurgia como tratamento para doenças funcionais como epilepsia, neuralgia do trigêmeo e também a radiocirurgia para tratamento de lesões extra-cerebrais como pulmão e fígado. No próximo post falaremos sobre como se constitui um serviço de radiocirurgia.

Grande abraço e bom fim-de-semana!

Leave a Reply

O seu email não será publicado Campos com * são obrigatórios

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

clear formSubmit